Crisma

A confirmação ou crisma é um prolongamento do Batismo. O batismo é uma geração espiritual para a vida cristã, assim a confirmação é um crescimento espiritual, capacitando o indivíduo a viver as exigências do caminho pascal mediante a acolhida do Dom do Espírito, dando por assim dizer mais recursos aos soldados de Cristo para enfrentar o inimigo. Por isso, o crismado torna-se mais capaz de amar, servir o Reino, colocar-se em atitude de entrega e testemunhar o amor até suas últimas consequências. A confirmação está, portanto, orientada à plena participação do cristão na Eucaristia.

E este é o objetivo da pastoral da crisma, fazer com que o jovem se torne um verdadeiro cristão, ou seja, que o jovem “conheça a pessoa de Jesus Cristo, faça a opção por Ele, e se una a tantos outros que também o encontraram, para que juntos possamos trabalhar pelo Reino de Deus e por uma nova sociedade”. Sem isso não há um discipulado missionário de uma “igreja em saída”, a serviço do anúncio da “alegria do Evangelho”.