Crisma

A confirmação ou crisma é um prolongamento do Batismo. O batismo é uma geração espiritual para a vida cristã, assim a confirmação é um crescimento espiritual, capacitando o indivíduo a viver as exigências do caminho pascal mediante a acolhida do Dom do Espírito, dando por assim dizer mais recursos aos soldados de Cristo para enfrentar o inimigo. Por isso, o crismado torna-se mais capaz de amar, servir o Reino, colocar-se em atitude de entrega e testemunhar o amor até suas últimas consequências. A confirmação está, portanto, orientada à plena participação do cristão na Eucaristia.

E este é o objetivo da pastoral da crisma, fazer com que o jovem se torne um verdadeiro cristão, ou seja, que o jovem “conheça a pessoa de Jesus Cristo, faça a opção por Ele, e se una a tantos outros que também o encontraram, para que juntos possamos trabalhar pelo Reino de Deus e por uma nova sociedade”. Sem isso não há um discipulado missionário de uma “igreja em saída”, a serviço do anúncio da “alegria do Evangelho”.

“conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber, tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DA. 29).

• Nome dos representantes de cada comunidade e coordenação geral:

Representantes de cada comunidade:

1. Igreja de Nossa Senhora de Fatima (Palmeira)

Nome: Filipe Matheus Custódio Melo

Telefone: (83) 988340375

E-mail: felipematheus_013@hotmail.com

1. Igreja Santo Afonso (Monte Santo)

Nome: José Belarminodos Santo Sobrinho

Telefone: (83) 988281710

E-mail: jbelosobrinho@hotmail.com

1. Igreja Senhor do Bonfim (Jenipapo)

Nome: Erivaldo dos Santos Souza

Telefone: (83) 998429380

E-mail: erivaldo.dmi@hotmail.com

1. Igreja Virgem dos Pobres (Araxá)

Nome:

Telefone:

1. Igreja São Pedro (Cuités)

Nome: Jane da Silva Barbosa

Telefone: (83) 996577173

E-mail: jan.nibs@hotmail.com

1. Igreja São Isidro (Sitio Cuités)

Nome: Pedro Santos

Telefone: (83) 998057445

Coordenação geral:

Coordenador:

Nome: Filipe Matheus Custódio Melo

Telefone: (83) 988340375

E-mail: felipematheus_013@hotmail.com

Vice Coordenador:

Nome: Erivaldo dos Santos Souza

Telefone: (83) 998429380

E-mail: erivaldo.dmi@hotmail.com

• Missão da pastoral

O objetivo do projeto crismal na Paroquia de Fatima é envolver catequistas, catequizando e familiares no processo de catecumenato, por meio de um conteúdo que leva à progressiva compressão da Fé e, principalmente, à vivencia dessa fé em sua vida pessoal e comunitária. Proporcionando a experiência da vida cristã para o crismando amadurecer e assumir a identidade Cristã.

• Metas da pastoral

A meta da pastoral é levar os jovens a um contato vivo com o Ressuscitado, fazendo com que os jovens conheçam a Jesus Cristo e façam a opção por Ele. Sendo um cristão inserido na vida da comunidade e da sociedade trabalhando pelo Reino e levando a boa Nova do Evangelho

• Como é realizado o trabalho dentro da igreja

Para muitos jovens, o encontro com Jesus Cristo passa, em primeiro momento, pela vida afetiva. Eles precisam se sentir acolhidos e estar em um ambiente de alegria e amizade. Nada suplanta a presença atenta do educador que anima e consola, alegra e encoraja. Por isso, a relação entre os catecúmenos e catequistas é o ponto de partida que determina toda a relação de como o trabalho será realizado ao longo da caminhada crismal. Ao longo do período de preparação para o sacramento a pastoral propõe uma pedagogia mais participativa, com retiros, trabalho sociais, visita a grupos e outras pastorais, etc. Também é feito um trabalho em parceria com os pais ou familiares. Até a celebração do sacramento são realizados 32 encontros no período de um ano e meio que acontecem na grande maioria das comunidades de formal quinzenal. É seguindo esse processo de fazer nascer o encontro entre o humano com o divino é uma gestação lenta, mas determinante para o futuro de quem pretende ser cristão.

“… caminha, edificar e confessar ao Jesus Cristo Crucificado”.

– Papa Francisco