Nesta quinta-feira Santa é celebrado a Ceia do Senhor, a última ceia feita por Cristo antes de ser entregue por Judas para ser crucificado.

Na ocasião, Jesus disse aos seus apóstolos que um deles o trairia e logo em seguida lhe apresentou Judas Iscariotes como o Seu traidor, também nesta celebração disse a Pedro que ele O negaria por três vezes antes do galo cantar. Os apóstolos, segundo a Bíblia, não pareciam entender o que Jesus lhes queria dizer, porém comeram e beberam do seu corpo e do seu sangue, celebrando assim a Páscoa do Senhor.

O evangelho de Mateus nos mostra exatamente os rituais feitos por Jesus que, até hoje, são repetidos em todas as celebrações eucarísticas da igreja católica: “Jesus pegou o um pão e, depois de proferir uma bênção, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: ‘Peguem, comam. Isto representa o meu corpo.’ E, pegando um cálice, ele deu graças e o deu a eles, dizendo: ‘Bebam dele, todos vocês, pois isto representa o meu sangue, que será derramado em benefício de muitos, para o perdão de pecados.’’

Pão e vinho, corpo e sangue. Estes são os principais símbolos que nos remetem a Ceia do Senhor. É a partir deles, na Santa Eucaristia, que renovamos nossa fé no maior mistério de toda a humanidade: a morte e ressurreição de Cristo. É comendo o pão e bebendo o vinho que, morremos juntos com ele para ressuscitar para uma vida livre de pecados.

Celebrar e rememorar a Ceia do Senhor é poder viver, junto com Ele, todo sofrimento e dor causado desde o fim desta celebração, mas sabendo que a promessa do Pai é fiel. Jesus já tinha consciência de toda sua dor e sofrimento até morrer na cruz, mas sempre teve fé no Pai que Lhe enviou e Lhe entregou para salvar o mundo.

Veja agora fotos da Missa de Lava Pés que ocorreu na Paróquia de Fátima.

Missa De Lava Pés – 13/04/2017

Áudio da Homilia

Para ouvir a homilia, pause a transmissão em cima, e clique no play em baixo.

Campartilhe.