Nsrª do Carmo

Devoção a Nossa Senhora do Carmo

 

Maria, mãe de Jesus, ganhou vários títulos por seus devotos e seguidores! Mulher forte, de caráter, amável e bondosa, aquela que ensinou Jesus a andar e falar, nunca O abandonou, nem a Ele, nem a seus outros filhos, espalhados por todo o mundo.

O título de Nossa Senhora do Carmo, lhe foi dado para relembrar um convento construído no Monte Carmelo, em Israel, por eremitas.

Após a construção do convento, os eremitas tiveram que sair fugidos de Israel devido aos ataques e perseguições dos muçulmanos, indo então para a Europa, onde difundiram a Ordem do Carmelo. O nome de Nossa Senhora do Carmo também foi levado para América Latina, nos tempos de colonização, e assim, passa a ser construída capelas, igrejas e lugares de oração que levam o nome ‘do Carmo’.

São Simão, um dos carmelitas da Ordem do Carmelo, vendo sua ordem ser perseguida, pedia, em oração, a Nossa Senhora do Carmo, que protegesse os carmelos e seus devotos. A oração feita por Simão ainda é lembrada: Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar.

Atendendo aos pedidos de São Simão, Maria Santíssima, lhe apareceu, rodeada de anjos, e lhe entregou um Escapulário dizendo: “Recebe, meu filho amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno.”
A partir desta aparição, o escapulário se tornou símbolo de fé e devoção a Nossa Senhora do Carmo e passou a fazer parte do hábito dos carmelitas.

 

Texto: Cecy Macedo

 

A Comunidade de Nossa Senhora do Carmo, está localizado no bairro do Monte Santo, na Rua Olegário Maciel, N. 16.

 

Segue a programação da semana na capela.
Segunda: Missa as 19h30min.

Quinta: Terço dos Homens as 19h30min.

Sexta: Terço da Misericórdia as 15h00.