Formação sobre a CF 2018 reúne lideranças paroquiais

Representantes das paróquias participaram nesta sexta e sábado de uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2018. A formação aconteceu no Centro Dom Luís Gonzaga Fernandes, no bairro do Tambor, e teve a assessoria da equipe diocesana da CF.

O tema deste ano é “Fraternidade e superação da Violência” e o lema “Somos todos irmãos” (Mt 23,8). O padre Saulo Rodrigues, coordenador diocesano para a Campanha da Fraternidade frisou que é importante estar atento à proposta do tema, que não é falar sobre a violência, mas dos caminhos para superá-la. “a violência já vivemos, todos os dias. O que a Igreja vem propor é: como vamos criar uma cultura de paz? E essa cultura de paz vem pela misericórdia, tão bem trabalhada recentemente com um ano dedicado a ela, proposto pelo Papa Francisco”. O padre falou de outro ponto apresentado pela Campanha, que é a conversão. “Lembramos que a CF é trabalhada com maior intensidade no Tempo da Quaresma, período propício para a conversão. Neste Tempo devemos modificar nosso coração para viver uma cultura de paz, e não uma cultura de violência. Não é armando as famílias e a sociedade que vamos viver tempos de paz. A guerra e a violência só geram mais sofrimento e mais violência. Nossa missão é justamente proporcionar uma cultura de paz, de misericórdia”, refletiu o sacerdote.

O professor Assis Moura, membro da equipe diocesana para a CF, participou da formação deste fim de semana. Ele apresentou aos participantes pistas de ação para o trabalho coletivo sobre o tema da Campanha da Fraternidade. “É preciso que todos tenham em mente que as atividades da CF são ações pastorais da Igreja, portanto precisam de planejamento, organização e coletividade, sempre à luz do Evangelho e sob as orientações dos documentos da Campanha da Fraternidade”. Para ele, a superação da violência deve ser trabalhada em todas as esferas sociais. “A superação da violência deve ser trabalhada na consciência de cada um, na base familiar, na estrutura comunitária para, assim, atingir toda a sociedade”, finalizou.

O lançamento nacional da Campanha da Fraternidade acontece na quarta-feira de cinzas, iniciando o Tempo da Quaresma.

Fonte: Pascom Diocesana

Tópicos: